SOBRE NÓS

O Grupo BAP atua na maior Zona de Praticagem do Mundo que, em cooperação com a Autoridade Marítima brasileira, cuida da Segurança da Navegação, da preservação do Meio Ambiente e da Salvaguarda da Vida Humana em nossas águas. Buscamos incansavelmente a consolidação de nosso conhecimento no que tange às restrições da navegação na região, tendo em vista que os leitos de nossos rios mudam continuamente.

NOSSA MISSÃO

Resguardar os Interesses do Estado Brasileiro quanto à eficiência operacional das regiões onde ocorre a interface entre navio e porto, assim como em todos os rios e canais de acesso, permitindo assim o desenvolvimento da Região Amazônica, a Livre Circulação de Mercadorias e a Integração Nacional, sempre prestando um serviço de excelência na assessoria aos Comandantes dos navios e à Autoridade Marítima que demandam a Bacia Amazônica Oriental, em consonância com a legislação.

O QUE É A PRATICAGEM?

No Brasil, assim como em todos os países que possuem comércio internacional por via aquaviária, a Praticagem é a atividade que proporciona eficiência, ao mesmo tempo em que garante a segurança das operações dos navios que trafegam em suas águas territoriais, seja ao longo da costa ou em águas interiores, tendo o Estado como seu único cliente e os navios como usuários deste serviço. É uma operação que está disponível em todas as horas do dia e em todos os dias do ano.

O Prático é o profissional aquaviário que executa tal atividade, representando o Interesse Público à bordo dos navios, com sólido conhecimento técnico-profissional da navegação em águas restritas.

Para isso, possui aprimorada formação náutica além de vasta experiência das características da nossa região, tais como as variações das correntes, ventos, marés e profundidades. Com seu conhecimento, vai à bordo e assessora profissionalmente os Comandantes na condução de seus navios, preocupando-se sobretudo com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana, o patrimônio público e privado ao longo das margens e a preservação da nossa natureza.